Image Map

03/05/2015

D.A.M.A - A banda que está a dar que falar

Olá a todas/os! :)

Hoje venho, mais uma vez, escrever sobre a categoria musical. Venho, mais especificamente, falar sobre uma banda que deve ser do vosso conhecimento e do qual eu sou fã. Aliás, mega fã! :) Refiro-me aos D.A.M.A!

Créditos
Os D.A.M.A são uma banda de 3 elementos composta por Francisco Maria Pereira, Miguel Crisovinho e Miguel Coimbra (da esq. para a dir. na foto acima).
D.A.M.A é a sigla de Deixa-me Aclarar-te a Mente Amigo. Esta banda surgiu há cerca de dez anos apenas com o Francisco e o Coimbra, que eram amigos da escola e nessa altura já escreviam umas rimas. Decidiram juntar-se e criaram os D.A.M.A. Algum tempo mais tarde, conheceram o Cristovinho e eis que o trio se completou.

A banda só começou a ter visibilidade de há um ano para cá, altura em que eu própria os conheci. Aliás, a primeira vez que os (ou)vi ao vivo foi no concerto dos One Direction, no estádio do Dragão, o qual eles abriram e onde eu fiquei totalmente fã. 
Apenas com os singles "Balada do Desajeitado" e "Luísa" nas rádios, os três assistiram à saída do seu primeiro álbum, "Uma Questão de Princípio", em Setembro de 2014. Acreditem quando digo quem é mesmo "Uma Questão de Princípio" ouvir este álbum (podem ouvir no Sportify, por exemplo) pois as músicas não são só bem melodiadas como também têm conteúdo. Posso dar-vos o meu exemplo: uma das minhas músicas preferidas é a "Sente a Minha Magia" não só por ter um ritmo meio reggae mas também pela letra que a compõe, que me incentiva a escrever mais e melhor no intuito de fazer deste um mundo melhor, entendem? (Podem ouvir aqui.)

Créditos
Como disse, eu já tive oportunidade de os ver ao vivo. Não só no concerto dos One Direction mas também quando vieram tocar ao Conservatório de Música de Coimbra. Foi aí que, felizmente, também tive oportunidade de estar com eles pessoalmente e devo dizer-vos que eles são demais! :D

Quanto ao seu desempenho em cima do palco, não tenho nada a apontar-lhes. Muito pelo contrário! Considero-os inspirações não só por toda a boa disposição e energia positiva que nos transmitem quando estão a cantar e a interagir com o público mas também pela sua humildade e capacidade para permanecerem com os pés agarrados à terra até mesmo quando são a banda portuguesa mais falada e quando o seu álbum está no 1º lugar no topo das vendas pela 4ª semana consecutiva!

Nunca me vou esquecer de duas coisas que eles fizeram, todas no mesmo dia, do qual eu me orgulho tanto de ser fã deles. No dia do concerto dos One Direction, estava um estádio inteiro triste e "revoltado" por não serem os 5 Seconds Of Summer a abrir o mesmo. Mas mesmo assim, quando subiram ao palco pelas 18:00h, tenho a certeza que eles sabiam disso e mesmo assim puxaram por nós, brincaram connosco, conquistaram-nos e... ainda fizeram algo que  eu e todas as Directioners lá presentes estaremos eternamente agradecidas: foram nossos "cúmplices" numa surpresa para os 1D! Através de um pedido prévio, ensaiaram e deram um showzão ao cantarem "Torn" connosco, a primeira música que os One Direction cantaram enquanto banda. Foi épico e significou tanto para eles que ainda hoje cantam essa música nos concertos! :) (Podem ouvir aqui.)

Créditos
O meu objetivo com este texto não é induzir-vos à compra do álbum ou muito menos compará-los aos 1D, até porque não têm nada a ver uns com os outros e eu própria não gosto muito que o façam. Só quero mostrar ao público português que, incrivelmente, em Portugal não se faz só música pimba mas também música de jeito, como é o caso dos D.A.M.A.

Pensem nisto e, entretanto, vão ouvir o CD deles e digam-me se tenho ou não razão! :)

Beijinhos,
Kika Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário